quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Terça-feira... e o frio chega!!




Aqui estamos nós de novo, conectando vocês que estão aí correndo por Sampa com a gente que está aqui suando a camisa na serra carioca. Ontem só postamos as fofocas, então o conteúdo de ontem vai na postagem de hoje, certo?

Tivemos a segunda parte da formação com o educador Bernardo Toro e tentamos construir qual é o imaginário do CDI. O que é um imaginário? Imaginário é uma frase que mostre para as pessoas o que nós somos, algo que convoque, que mobilize as pessoas e as faça se agregar ao CDI. Divididos em grupos formamos várias frases e no final tivemos que eleger a que achávamos melhor... muitas brigas depois escolhemos:

UMA REDE QUE PRODUZ, DEMOCRATIZA E COMUNICA CONHECIMENTO QUE LIBERTA.

Bacana, não é? Depois discutimos um modelo de mobilização social proposto pelo Toro e identificamos quem é quem no nosso trabalho (promotores sociais, editores, reeditores etc.). Daí acabou a formação com o Toro – que foi merecidamente aplaudido em pé – e começou uma premiação para algumas pessoas da rede CDI.

Foi muito legal, um monte de gente teve seu trabalho cotidiano reconhecido. Até nós recebemos!! Pela publicação do livro “Inclusão Digital na Medida”. Paulinha foi chamada pra receber o prêmio e ela e o Rodrigo Alvarez (nosso coordenador) agradeceram em nome de toda a equipe.


Hoje?? Quem sobreviveu ao forró de ontem começou o dia de hoje com uma palestra sobre o CDI. Quais foram os grandes destaques de 2007? Quais são os grandes desafios que temos para 2008? Quais foram os principais resultados que o CDI tem ao longo de seus 12 anos de existência? Várias pessoas apresentaram palestras sobre estas questões.

De tarde nos separamos... várias oficinas foram dadas e cada um se inscreveu na que interessava mais. Eu não me inscrevi em nenhuma, preferi hoje participar do Fórum de EICs – onde as EICs apresentam as suas experiências. Foi tão legal!! Ouvir dos educadores e educadoras de EICs do mundo todo o que tem rolado de interessante...

A EIC “Descobrindo o Saber” de São Luís (Maranhão) mostrou um vídeo super legal sobre a transformação que a EIC faz na vida dos educandos e educandas e da comunidade em que está. Em Belém (Pará) a EIC “Rita Novaes” colocou os educandos para articular a campanha “Ação Cidadã” que forneceu documentos de identidade para 160 moradores da comunidade. A EIC “Salamanca” do Rio de Janeiro aproveitou um mergulho na comunidade para que os educandos e educandas refletissem sobre as belezas naturais do seu lugar: fizeram desenhos no PowerPoint que foram aproveitados por bordadeiras que fizeram bolsas, capas de agenda e cadernos... suas produções agora geram renda. Em Tremembé (São Paulo) uma EIC dentro de uma penitenciária masculina (EIC “PEMANO”) trabalha fortemente com cultura... os presos escrevem livros contando suas histórias, fazem peças sobre vários temas (produzem até o cenário), montaram uma olimpíada do conhecimento, fazem animações sobre diversos temas e produziram até um RAP sobre a EIC (prometo depois postar a letra).

Mais trabalhos? EIC “Cata-ventos” de Formosa (no Distrito Federal) trabalham com inclusão digital com qualificação profissional. O CDI Campinas apresentou o encontro de EICs que eles organizam anualmente, onde as EICs apresentam seus trabalhos para toda a rede (inclusive nós participamos deste encontro, lembram?). E pra terminar o CDI de Sergipe apresentou o fórum itinerário de EICs, onde as próprias EICs organizam um encontro bimestral em uma das cidades e quem divulga são os próprios educandos. Gente de todos os cantos...

As apresentações foram muito bacanas e caprichadas. Debatemos a situação das EICs, a questão da conexão, o trabalho com populações vulneráveis e a importância de nos encontrarmos pra falar de nossos trabalhos e pensar sobre o que fazemos. A discussão foi tão interessante e rica que até perdemos o coffee break.

O resto do povo participou das oficinas, se der um tempinho eles irão postar seus comentários, certo? Bom, tenho que ir... agora começa o “Show de Talentos” e amanhã começamos as discussões mais cedo. Pela manhã a Raquel (que chegou hoje) vai apresentar a experiência de acompanhamento de EICs do CDI São Paulo. Depois conto, aguardem!!

Beijos a todos e todas!

Kalu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Noite kalú...
Muito legal tudo isso que voceis estão vivendo..
Sabe quando eu começo a ler, é como se eu estivesse ai com voceis, e ja me acostumei a toda a noite abrir o blog pra ver as novidades..
xau..bjos..fiquem com Deus,
e ate amanhã...