Este foi o tema da palestra do professor Antonio Carlos Gomes da Costa, pedagogo que faz parte do Conselho Pedagógico do CDI. O professor fez uma detalhada explicação sobre os conceitos primordiais dentro da pedagogia construída por Paulo Freire. Iniciou sua palestra caracterizando a educação como um processo artificial, que não vem da natureza e sim, do mundo da cultura. Sendo assim, completa Gomes da Costa, educar é uma arte. “E a arte de educar demanda razão, intuição, paixão, criatividade, entre outras.”
Para Paulo Freire, explica o professor, Pedagogia é a teoria que envolve os fins e os meios da ação educativa. E o que é teoria e o que é prática? “Teoria é a prática transformada em conceito e prática é a teoria transformada em ação. Portanto, teoria e prática são coisas indissociáveis.”
Gomes da Costa também provocou os participantes do encontro com a pergunta “Quais são os fins da educação?” Depois de ouvir e amarrar as respostas das pessoas, ele expôs que para Paulo Freire, esta pergunta só pode ser respondida a partir de outras duas perguntas:
- Que ser humano queremos formar?
- Que mundo queremos construir? Ou que sociedade para cuja construção pretendemos construir quando nos lançamos a formar esses seres humanos?
Quase ao final da palestra, Gomes da Costa, trouxe uma reflexão mais focada nas práticas do CDI e apontou que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser usadas de três formas:
Como recurso didático. Ex.: quando uma professora de história estimula seus educandos a pesquisarem conteúdos na Internet.
Como conteúdo, em cursos que focam o ensino da ferramenta. Ex.: escolas comuns de informática e cursos técnicos.
Como método de transformação. Ex.: o nosso trabalho (ou pelo menos como deveria ser).
Antonio Carlos se comprometeu a fornecer um artigo sobre sua palestra e mais pra frente, apresentará à rede CDI um outro texto sobre suas considerações acerca da Proposta Político-Pedagógica.
Paula Takada
sábado, 11 de novembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário