segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Primeiro dia...






Hoje tivemos a palestra do educador colombiano Bernardo Toro sobre mobilização social que foi magnífica!

Ele explicou a diferença entre os três setores... o Estado (primeiro setor), as Empresas (segundo setor) e as ONGs (terceiro setor). E comentou que o Estado pode fazer apenas o que está na lei, mas que os outros setores podem fazer tudo o que não está proibido. Ou seja, nós podemos sonhar e fazer TUDO o que quisermos e que for para o benefício dos outros... OUSEM!!

A partir daí passou a falar da democracia. Democracia não é uma ciência, um partido ou uma religião, é uma forma de ver o mundo. E que forma é essa? Democracia é quando criamos uma ordem que crie a dignidade para todos e todas. Ou seja, TODA AÇÃO, PROJETO OU IDÉIA QUE PROMOVE OS DIREITOS HUMANOS É DEMOCRÁTICA.

Outra coisa bacana que ele disse foi que a ordem atual que vivemos foi feita pelo ser humano e não pelos deuses, ou seja, depende APENAS dos seres humanos. E se queremos viver numa real democracia temos que construí-la, e adivinhem... AS EICs SÃO UMA ÓTIMA FORMA DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.

Depois passamos para um exercício em grupo... quais ações e atividades que podemos fazer para fortalecer uma real democracia, ou seja, aquela que crie um real diálogo, uma real participação e a dignidade para todos e todas?



Fomos almoçar, comemos bastante, muitas sobremesas, novas trocas de experiência... acreditam que tem mais de 200 pessoas aqui dos CDIs do mundo todo? 30 EICs mandaram representantes, não é bacana? (e 4 são nossas!!)

Voltamos com mais falas do professor Bernardo Toro, que passou a falar da importância da organização da comunidade, pois somente através das organizações podemos nos transformar em sujeitos sociais e exigir nossos direitos. Segundo ele: SABER ASSOCIAR-SE E SABER ORGANIZAR-S É O PRIMEIRO PASSO PARA SAIR DA POBREZA E TER DIREITOS.

“A comunidade é como um tecido: quanto mais fios e mais entremeados, mais forte é a teia.”

Para finalizar ele falou sobre os bens públicos. Uma sociedade só pode ser democrática quando os bens são públicos, ou seja, para todos e todas sem distinção de classe social, gênero, raça, orientação sexual, religião etc. E se queremos uma sociedade democrática e com bens públicos TEMOS QUE CONSTRUÍ-LA!! E as EICs podem ter como objetivo o fortalecimento dos bens públicos, como as leis, os serviços básicos, a educação, a moradia, o transporte, a comunicação e a liberdade de pensamento e de consciência.

Teve logicamente muito mais do que isso, mas melhor parar por aqui... depois fizemos um último trabalho em grupo que proponho que cada um faça em sua EIC: como a EIC pode através do seu trabalho fortalecer os bens públicos nas comunidades?

Ufa! Agora vamos jantar e fazer rede com as outras EICs... até amanhã!!


2 comentários:

Anônimo disse...

Eita Kalu, postei errado o comentario sobre a palestra que vcs partiparam no 1° dia rsrsrs
Tem que ser eu msm, vou parar de pintar os cabelos, pois acho que a tinta ja penetrou rsrsrs
Mas estou ansiosa para vc falar mais sobre tudo que esta acontecendo..
xau..bjos..t++

Raquel Quintino disse...

MUITO 10 Kalú, a Bernardo Toro e a sua iniciativa de compartilhar, viva o Toro, Viva a Vaca (ops) Viva a Kalu, Viva a noite, viva, viva........