terça-feira, 26 de setembro de 2006

Texto - Leitura do Mundo - Ângela Antunes


Leitura do mundo
Ângela Antunes(Diretora Técnico-Pedagógica do IPFPara Paulo Freire)

"A educação é um ato político. Jamais é neutra, porque, necessariamente, contém uma intencionalidade. A educação que oferecemos às nossas crianças e adolescentes pressupõe escolhas, estejamos, ou não, conscientes delas..."

Chegou a hora de nos prepararmos para nosso mergulho, primeiro mergulhamos além da espuma no texto de Ângela Antunes e agora precisamos explorar. Dando o pontapé inicial temos uma proposta:
  • Comentários sobre o texto
  • O que enxergaram?
  • O que não entenderam?

E aí podemos começar a nossa interação? Precisamos ir também além da espuma no nosso comentário. Tá valendo pessoas vamos lá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Os dias de capacitação realiosados na sede CDI foram importantes,pois abriu meus horizontes sobre o que estar buscando como melhoria para estar ajudando a minha comunidade.
A forma de estar sendo passada as aulas para os educandos sera mais facíl,pois estando com uma metodologia de trabalho podemos estar colocando em prática todos os nossos objetivos em busca de melhorias.Achei importante quando trabalhamos a matéria sobre o protagonista,eu me senti uma protagonista da minha comunidade e sei que cada um tem a sua própria hiistória e porque não as divulgar,mostrar a eles que podemos juntos fazer a diferença espero que eu possa estar ajudando os educandos principalmente a levar estes conhecimentos.ADENISE

Anônimo disse...

Comentário do texto:

A reflexão do papel do homem, suas possibilidades de transformações, o reconhecimento de sua sabedoria sendo respeitado seu contexto sócio-cultural e a sua comunicação como forma de trocas de conhecimento caminham para o apontamento de seu resgate como homem social e político. São os pontos que mais me chamaram atenção, com essa leitura houve um maior reforço de tudo que aprendi no treinamento da CDI... Agora somente resta eu me acomodar e buscar a ação.

SELMA G. SOUZA

Anônimo disse...

Quando a autora cita que a educação é um ato político intencional, significa
que dentro do plano pedagógico o qual nos trabalharemos com os nossos
educandos, precisamos perceber a realidade da localidade a qual iremos
trabalhar, da realidade individual e coletiva para fazermos uma opção de ensino
diferenciado.

Subjetividade Mundo Educando
Comunidade Realidade


MARINEIDE TEIXEIRA
ASSOCIAÇÃO VILA NOVA ESPERANÇA

Anônimo disse...

O diálogo como base de tudo pode transformar um ser em um novo ser com uma visão de mundo voltado para o social e que o mesmo possa interagir colocando em pratica decisões, escolhas que fazemos o tempo todo. Para que o mesmo se torne um agente multiplicador de forma transformadora.


Comentário de Adelita Rodrigues de Jesus
Da associação PIONORO