segunda-feira, 11 de setembro de 2006

TIC@ção: Capacitação agosto de 2006

Rápido Resgate de nossa capacitação em agosto de 2006

A capacitação do mês de agosto trouxe para nós CDI - SP, um grande ganho com as experiências trocadas. A valorização de um trabalho a muito esperado por todos nós. Partindo de temas como:
Protagonismo Social - a partir das histórias de vida e luta de cada participante, valorizou o saber de quem estava vindo inicialmente.
Rede - o fato de termos visitado uma EIC foi de suma importância para a compreensão do grupo sobre a rede CDI, além disso contamos com a dinâmica da Ilha que nos proporcionou o extrapolar os muros para que o grupo pudesse se fortalecer para o mergulho na comunidade.
O tema Desenvolvimento local - nos trouxe a clareza de quanto é importante e como ficou forte a questão do meregulho, além de nos deixar pistas claras de que na formação continuada precisamos fortalecer esse ponto com o grupo. Tivemos também uma semana a distância, com chats e textos de Angela antunes contribuindo com o nosso trabalho. Na volta ao CDI o grupo apresentou o que produziu a distância e trabalhamos o plano de gestão.
Deixamos então aqui registrado, algumas falas do grupo:

10 Dia
“Espero aprimorar meus conhecimentos, mediante ao CDI e tentar passar essa mensagem para outras pessoas”
“Conhecer, aprender, dividir e somar”
“Segurança para administrar esse desafio”

- Quando somos protagonistas?
“Quando temos iniciativa”
“Quando nos sentimos incomodados e buscamos agir”

-Inclusão Digital é:
“Democracia de conhecimento”
“Fazer uso das tecnologias mudando a comunidade”
“Dar acesso útil do computador para quem não tem”

E para deixar vocês com água na boca...
Com a dinâmica do “o que é e o que não é inclusão digital?’construímos com o grupo o conceito coletivo que saiu assim: “Inclusão digital é desmistificar as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), utilizando-as para o bem social, gerando conhecimento, encurtando caminhos, provocando reflexão para ações transformadoras na comunidade.”